Notícias

em 19-10-2023

Vocação do Aeroporto de Viracopos inspira criação de programa social de formação de jovens em Comércio Exterior

Novos Talentos

O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (SINDASP) informa que agora se torna realidade uma proposta feita no início de março, durante a 30ª COLFAC VCP – Comissões Locais de Facilitação de Comércio – Alfândega da Receita Federal do Brasil RFB no Aeroporto Internacional de Viracopos/SP – 8ª Região Fiscal.

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), historicamente possui uma vocação cargueira, sendo atualmente o maior em importação de carga aérea do país, movimentando cerca de 40% de toda a carga que chega ao Brasil pelo modal aéreo. Em 2022, processou 357 mil toneladas de carga.

Esses números expressivos envolvem não só uma gigante cadeia logística para as operações, mas também despertou uma iniciativa social para formar futuros profissionais para este segmento de comércio exterior (Comex). Trata-se do Projeto Social “COLFAC-VCP – Jovem Aprendiz em Comex”, uma parceria do SINDASP com a Prefeitura de Campinas e com a Receita Federal do Brasil (RFB).

Com inauguração nesta segunda-feira, 2 de outubro, o Curso de Qualificação Profissional, com duração de dez semanas, do período de 4 de outubro a 22 de dezembro de 2023, capacitará o aluno para auxiliar no controle dos fluxos de documentos de importação e exportação e acompanhar processos de empresas de todos os portes no comércio internacional, além de aprender noções de comunicação para o mundo do trabalho, como postura, vestimenta e ética.

Ao todo, são 30 vagas disponíveis nessa primeira edição. Após verificação pelo professor responsável, na primeira semana de aula, caso o aluno não possua os conhecimentos básicos em informática ou inglês, pré-requisitos dos Cursos das Áreas de Informática e Inglês, poderá ter recomendada sua transferência para outro curso.

“A criação de um programa social com o intuito de disseminar a cultura de comércio exterior e de formação de jovens para trabalhar nesta atividade é um sonho que se concretiza já com 30 vagas ofertadas. A semente foi plantada e agora já estamos colhendo resultados positivos”, comemorou Elson Isayama, presidente do SINDASP.

Fonte: aeroin.net

2024 | por CDDC